Ceüse 2010

Ceüse 2010
Ceüse 2010

30.1.11

Verão na Barrinha


            Neste verão de chuvas intensas, de muito calor e muita umidade, acabei ficando em Niterói mesmo. Aproveitei para escalar muito na Barrinha. Fazia um tempo que não frequentava a Barrinha com afinco. Apesar da distância e do tempo de viagem – 1 hora pra ir e 1,5 hora pra voltar, escolhendo bem os horários para fugir da hora do rush, passei a escalar 3 vezes por semana na Barrinha (excelente!), mais um dia ou outro de boulder / treino no Escalada Indoor Icaraí.

            A Barrinha no verão é uma incógnita. Devido à elevada umidade, tem dias que a escalada é bem exaustiva. A dificuldade começa logo no início, na caminhada até a base. O “cara do balde” é companhia garantida por toda a subida. Vale uma blusa extra só pra caminhada. Além disto, como as vias são muito extensas, se não estiver rolando aquela brisa salvadora, na metade da escalada de uma via, a quantidade de suor pode ser tão grande que fica difícil até passar magnésio. Culpa do “cara do balde”!

Mesmo nos dias mais quentes, escalar na Barrinha é diversão garantida, uma vez que as vias são muito legais e de qualidade excepcional. A Barrinha se caracteriza por vias muito longas e pouco negativas – escalada de “placa” – o que requer bastante técnica e, de preferência, uma sapatilha bem precisa. A grampeação em geral é bem afastada (tipo um E2 de parede), o que torna os vôos muito legais, ainda mais quando se pula uma proteção, fato que ocorre com certa frequência. No geral, as vias têm de 75 a 100 movimentos (contados pelas mãos) de uma regletera que parece sem fim, requisitando muita resistência dos escaladores, apesar da pouca negatividade da falésia.

            Em dias bons, a Barrinha tem um clima bem agradável, com vento constante e sombra até as 14:00 horas. Em raras ocasiões, o vento é tão forte que chega a fazer frio em pleno verão carioca, mesmo em dias de Sol!

No fim das contas, as vias da Barrinha são tão maneiras que vale a caminhada até a base pra saber se as condições estarão boas ou não.


Juliana trabalhando a Filé com Certeza 9a

Juliana trabalhando a Filé com Certeza 9a

Juliana trabalhando a Filé com Certeza 9a

Fabio Gollum - Filezão 9c

Fabio Gollum - Filezão 9c

Fabio Gollum - Filezão 9c

Um comentário:

thasi disse...

Barrinha é privilégio!
Mas esse veraozao não dá prar aturar em lugar nenhum mesmo... Viva à Abertura de Temporada e aos dias mais amenos!