Ceüse 2010

Ceüse 2010
Ceüse 2010

1.8.11

Frankenjura

Enquanto a escalada esportiva ainda caminha no Brasil, na Europa é tradição há décadas. Em 1991, Wolfgang Gullich fez história ao realizar o FA da via Action Direct, 11c (9a fr), em Frankenjura. Um feito marcante uma vez que esta via permaneceu como a via mais difícil do mundo por vários anos até o Chris Sharma mandar a Realization (12a ou 9a+ fr). Action Direct foi a primeira via de 11c a ser encadenada no mundo e é considerada referência mundial, ou benchmark, neste grau. Para encadená-la, Gullich inventou o campus board – ele treinava campus de monodedo, simplesmente bizarro! 20 anos se passaram e Action Direct permanece como objetivo de cadena de todos os escaladores esportivos.

No entanto, Frankenjura não se resume à via Action Direct. Pelo contrário, Frankenjura é um Parque Nacional na Alemanha e possui dezenas de falésias, talvez possua centenas, cada uma com 10 a 150 vias!!! Uma curiosidade: o nome correto do parque, que fica na Bavária, é Frankische-Schweiss, mas, por motivos óbvios, a comunidade escaladora conhece a região, que tem cerca de 5000 km², como Frankenjura.

Início de junho passei uma semana me divertindo em Frankische... jura! Clima agradabilíssimo, calcário da melhor qualidade, cheio de buracos no melhor estilo curto e grosso – boulder! Mas com tantas falésias e tantas vias, é possível escalar vias longas e bonitas também, é só procurar... Aliás, procurar vias com o Guia de Frankenjura (o preto, de duas edições) é moleza caso tenha um GPS. Basta colocar as coordenadas e pronto, chega-se ao destino rapidamente. É claro que para poder aproveitar a plenitude da região é preciso ter um carro à disposição. Mas vale muito a pena. O lugar é mágico, e fica na Alemanha: organização plena; povo educado, silencioso e solícito; muita bratwurst com mostarda e chucrute, regados a cervejas de todos os tipos; sem contar as dezenas de estradas vicinais sem nenhum buraco, além das Autobahn’s (ou autovias ou vias expressas) que não possuem limite de velocidade nem pedágio! Pode parecer óbvio, mas eu preciso destacar que nas Autobahn’s não existe sinal (semáforo), somente viadutos na forma de trevo! Ou seja, em 20 minutos chega-se a qualquer falésia na região, a depender da disposição em apertar o acelerador.

Dentre as falésias que eu conheci, Schlossbergwand e o complexo Rolandfels / Rote Wand / Diebesloch foram as que eu mais gostei. Mas, na verdade, fui embora com a sensação de que será preciso fazer várias viagens só pra conhecer (quase) todas as falésias de Frankenjura.

1° dia de escalada em Frankenjura

 Fabio Gollum - Dezentraler Energiepfad 7c

Fabio Gollum - Sledgehammer 8c

Fabio Gollum - Sledgehammer 8c

Fabio Gollum - Sledgehammer 8c

Fabio Gollum - Sledgehammer 8c

Fabio Gollum - Sledgehammer 8c

Fabio Gollum - Sledgehammer 8c

Dia de turista em Bamberg

Celebrando mais um dia de escalada em Frankenjura

Nenhum comentário: